Curriculum

 

Orlando Fraga

www.orlandofraga.blogspot.com

 

Concertista e professor de violão. Estudou no Conservatório Universitário de Música de Montevidéu (Uruguai). Mestre pela The University of Western Ontario (Canadá) e Doutor em Performance (D.M.A) pela Eastman School of Music da Universidade de Rochester, NY (USA).

 

Professor titular de violão (nível de graduação) e análise musical (nível de pós-graduação) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Entre seus interesses também estão o alaúde, a guitarra barroca e a viola da gamba.

 

Suas gravações incluem: Violão – Repertório de Violão do Século XX; Quarteto de Violões de Curitiba; H. Villa-Lobos: A Floresta Amazônica – Orquestra Sinfônica do Paraná; J. Zenamon: Lendas do Iguaçu para violão e orq. – OSP; Carlos Careqa: Os Homens São Todos Iguais (participação); H. Villa-Lobos: Concerto para Violão e Orquestra – Orquestra Juvenil da UFPR; Madrigal Vocale (participação), Música no Tempo do Boca do Inferno (com o Grupo Banza), lançado mundialmente pelo selo Naxos.

 

 

Como professor de violão, atuou nos principais eventos do país, tais como o Festival de Música de Londrina (5 edições), Oficina de Música de Curitiba (9 edições), Seminário Internacional de Violão de Porto Alegre, XVII Seminário Internacional de São Paulo, Festival de Violão de Araçatuba, I Encontro de Violão da UNESP - São Paulo, Seminário Internacional de Violão de Montevidéu, Festival Brouwer, entre outros. Também tem ministrado cursos de análise musical nas principais escolas de música do país, além de palestras e workshops. 

 

Criou e dirigiu o Festival de Música Nova (6 edições), Seminário de Violão de Curitiba (8 edições), Ciclo de Violão de Curitiba (9 edições), Simpósio Acadêmico de Violão da Embap (3 edições). Em 2006 lançou o livro 10 Estudos Simples para Violão de Leo Brouwer: análise técnico-interpretativa, pela Editora DeArtes da UFPr. Em 2011, lança pela Eduel, o livro Progressão Linear - uma breve introdução à teoria de Schenker.

 

Sua atividade editorial também abrange transcrições, revisões e digitação de uma imensa quantidade de obras para várias formações com violão, seja ela solo ou câmara, além de material didático. Na área teórica, além dos trabalhos originais citados acima, disponibiliza artigos divididos em duas áreas de concentração, isto é, práticas interpretativas e análise musical. Empreendeu até o momento três traduções de obras seminais sobre analise musical. São elas:

 

- SANTÓRSOLA, Guido. Principios Armónicos de los Sonidos Atractivos y Atraídos (aplicados a la guitarra). Tradução, revisão e editoração de Orlando Fraga

 

- ROTHSTEIN, William. Ritmo de Frase em Música Tonal. Trad.: Orlando Fraga

 

- CONE, Edward. Forma Musical e Performance Musical. Tradução e editoração: Orlando Fraga

 

Todo este material está disponível graciosamente em http://orlandofraga.blogspot.com/